Não é de hoje que o trânsito nas principais vias da região é caótico. Entretanto, com as novas alterações viárias na avenida Anhaia Mello no último mês, por conta das obras do monotrilho, aumentaram ainda mais as longas filas de veículos parados em congestionamentos. A situação, além de atrapalhar a vida do trabalhador que tem horário para chegar no serviço, aumenta o risco de assaltos nos principais cruzamentos.
“Moro no Jardim Avelino e trabalho na zona sul. Para acessar a Anhaia Mello pego a avenida Zelina e depois a rua Ibitirama. Há dois meses demorava cerca de 15 minutos neste trecho, agora esse tempo foi para 30 minutos. No final do viaduto Grande São Paulo, tenho percebido a presença de alguns jovens que saem dos muros do rio (Tamanduateí) e, com capuzes cobrindo os rostos, seguem em direção aos veículos para pedir dinheiro ou cometerem assaltos”, comenta Giovanni Molinaro.
Quem também está preocupada com a situação é a vendedora Julia Ferraz Monteiro. “Preciso passar pela a Anhaia Mello todo dia e o trânsito está sempre parado. Tenho muito medo por ser mulher e estar sozinha dentro do carro. Coloquei o insulfilm mais escuro que existe nos vidros do meu automóvel e isso me da certa segurança. Porém, sempre a polícia me para por conta disso. Agora pergunto: por toda a Anhaia Mello não vejo um policial protegendo os motoristas de possíveis assaltantes, será que é mais importante proteger o cidadão ou multá-lo?”, ressalta.
Outro trecho que é bastante criticado pelos motoristas é a bifurcação da avenida Doutor Francisco Mesquita com o viaduto Grande São Paulo. Em novembro de 2009, um motorista foi assassinado no local após tentativa de assalto e há cerca de 20 dias, criminosos fizeram arrastão nos veículos que estavam parados no trânsito da Doutor Francisco Mesquita.
Questionado pela Folha sobre o perigo de assaltos nos congestionamentos, o 21º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano, responsável pelo policiamento na região, informou que intensificará o patrulhamento nas proximidades do viaduto Grande São Paulo, no entanto, foi ressaltado que não se verificaram queixas criminais no local. Para finalizar, o Batalhão fez questão de afirmar que é importante que o cidadão registre boletim de ocorrência quando for vítima de qualquer tipo de crime e passou dicas para os motoristas minimizarem o risco de assaltos.
Dicas de segurança
– Durante o dia, pare no semáforo com a primeira marcha do carro engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que estes não pareçam suspeitos.
– Evite a primeira fila de veículos e as faixas das extremidades, principalmente a da esquerda.
– Sempre mantenha distância mínima do veículo da frente, para evitar acidentes e possibilitar sua saída em caso de emergência.
– Evite distração com celulares, rádios e etc.
– Cuidado com vendedores ou pedintes.
– Mantenha portas e vidros travados.
– Evite usar relógios, pulseiras e anéis que chamem atenção.
– Não deixe objetos (bolsa, valises) em locais visíveis do carro, procure transportá-los no porta-malas.
– No período noturno, ajuste a velocidade de seu automóvel nas áreas de cruzamentos, reduzindo a velocidade de forma que você não precise parar o veículo ou cometa infração de trânsito atravessando o farol vermelho.
Rafael. Não tem outros caminhos alternativos para zonal sul em vez de seguirem todos pela Anhaia Mello? Afinal, acho que as obras não tem muito prazo para acabar né? E pelo que vimos, quanto mais opções melhor. Pelo menos assim ficamos mais informados das rotas menos perigosas.
Caro Ricardo, caminhos alternativos dependem de opções pessoais e do trânsito de cada dia, mas seguem algumas alternativas: acessar o Ipiranga pela rua Capitão Pacheco e Chaves; acessar a 23 de maio pela Radial Leste ou pela rua da Mooca; ou até mesmo chegar na Zona Sul pelo ABC. Também vale acessar o google maps para ver outras opções. maps.google.com.br
[quote name=”Ricardo Maruo”]Rafael. Não tem outros caminhos alternativos para zonal sul em vez de seguirem todos pela Anhaia Mello? Afinal, acho que as obras não tem muito prazo para acabar né? E pelo que vimos, quanto mais opções melhor. Pelo menos assim ficamos mais informados das rotas menos perigosas.[/quote]
Não sei por que até o hoje o CET, insiste em colocar farol no trecho Francisco Mesquita x Viaduto Grande São Paulo, será que vai ser preciso morrer mais alguém para eles verem que o local e muito perigoso? quantas pessoas já foram assaltadas lá, ou mesmo ameaçadas?