Artigos

Vila Prudente 130 anos

*Caio Luz

“Nesta capital foi constituída uma empreza (sic) que adquiriu terras na extensão de 20 milhões de metros quadrados entre São Caetano e Mooca, com o fim de estabelecer uma vila que terá o nome que encima esta notícia, em homenagem ao governador do estado, dr. Prudente de Morais.”

Com essa notícia, de título ‘Villa Prudente’, o jornal O Estado de S. Paulo anunciou a fundação do nosso bairro, em outubro de 1890. E, apesar das impropriedades do trecho, relatadas no livro ‘Vila Prudente – do bonde a burro ao metrô’, do amigo Newton Zadra, a publicação foi um agrado ao então Governador de São Paulo, Prudente de Moraes, que comemorava seu aniversário em 4 de outubro.

Ao aceitar o desafio concedido pelo Prefeito Bruno Covas de assumir essa subprefeitura, em abril deste ano, me deparei com uma região que muito bem simboliza o desenvolvimento da Capital: ponto de passagem entre o centro da cidade e o ABC Paulista, berço de fábricas importantes e terra de novas oportunidades para imigrantes de diversos países, a Vila Prudente é cosmopolita.

Se me recordo das boas impressões, também não me esqueço das dificuldades impostas pelo período de isolamento social, que coincidiu com a minha chegada. Se nos faltava coragem pra experimentar e reconhecer na tecnologia a possibilidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo, 2020 nos obrigou a isso. Com a obrigação veio também necessidade de substituir resistência por adaptabilidade.

Nesses quase seis meses de administração regional, plantamos trabalho e colhemos resultados. Atingimos os melhores indicadores de resolução às solicitações da população via portal 156. De forma inédita, zeramos o número de pedidos de tapa-buraco no primeiro semestre e, desde então, pudemos empregar maior agilidade em novos atendimentos.

Iniciamos o maior programa de adequação de calçadas da nossa história. São cerca de 60 mil m² que estão sendo reformados até o final do ano, com nivelamento, rampa e piso tátil, trazendo autonomia às pessoas com deficiência nas rotas prioritárias, que facilitam o acesso a locais de prestação de serviços públicos e privados.

Reforçamos o diálogo com o governo estadual e, há poucos meses, vimos retomada da operação Linha 15 do Metrô, importante veia de mobilidade para a região. Comemoramos a entrega do CEU Vila Alpina, uma das 12 unidades que tiveram as obras reiniciadas nessa gestão.

Com criatividade para transformar o ‘novo normal’ em um ‘muito melhor’ seguimos ansiosos pra dar continuidade ao trabalho. Valorizar nossas tradições e caminhar rumo ao desenvolvimento da região é o meu desejo de feliz aniversário nesses 130 anos de Vila Prudente.

*Caio Luz é Subprefeito de Vila Prudente.