Comerciantes da rua Ibitirama foram surpreendidos no início da noite da última quarta-feira, dia 2, por uma equipe da Prefeitura fazendo medições no lado par da via, no trecho próximo ao Largo de Vila Prudente. Inicialmente acreditaram que, finalmente, seriam implantadas algumas das benfeitorias pleiteadas há anos e que foram expostas ao subprefeito Caio Luz em uma reunião ocorrida no final de outubro. Uma delas é a renovação das calçadas. Mas, para surpresa de todos, o motivo alegado foi a possível implantação de uma faixa para bicicletas no local. A apreensão aumentou com a informação de que a pintura da ciclofaixa começaria na noite de ontem.
O trecho em questão permite o estacionamento rotativo de carros, através da Zona Azul, e a apreensão dos comerciantes é que uma eventual proibição de parada por causa da faixa para ciclistas impacte ainda mais o comércio, em um ano difícil marcado pela pandemia do coronavírus.
Grupo com cerca de 15 comerciantes, esteve na Subprefeitura de Vila Prudente na manhã de ontem para manifestar o descontentamento (foto). “Fomos atendidos pelo chefe de gabinete que se mostrou disposto a nos ajudar. Já fizemos um abaixo-assinado com mais de 30 assinaturas e foi protocolado ontem mesmo. Estou há 50 anos no local e não é uma rota de ciclistas. Por dia, vejo três ou quatro no máximo fazendo entregas”, destaca Henrique Ribeiro, proprietário de uma ótica.
Conforme a Folha apurou, existe a necessidade de unir a ciclovia da avenida Anhaia Mello aos viadutos Grande São Paulo e Pacheco Chaves que, em breve, receberão estrutura cicloviária ligando a Vila Prudente ao Ipiranga. A Ibitirama seria a alternativa para chegar até a rua Capitão Pacheco Chaves. A reportagem ouviu experientes ciclistas da região que acreditam que existe espaço para o diálogo e que a rua Ibitirama não é a única opção para essa ligação.
No final da tarde de ontem, respondendo aos questionamentos da Folha, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes esclareceu que técnicos da pasta realizaram vistoria nas imediações da rua Ibitirama e do Largo da Vila Prudente para estudar alternativas à implantação da estrutura cicloviária. As possibilidades serão avaliadas em conjunto com representantes dos comerciantes, da Câmara Temática de Bicicleta e da Subprefeitura.
Ciclovias são civilidade em uma cidade insensível.
A prefeitura podia fazer ciclovias em cima dos rios, construindo uma laje de aproximadamente 3 metros de largura, ficaria muito mais seguro aos ciclistas e não iria atrapalhar o trânsito que já está tão sofrido, e não iria atrapalhar o comércio de rua.
Os comerciantes e os negócios são mais importantes que o bem estar e a qualidade de vida das pessoas em geral. Esse tipo de escolha é que está afundando nossa sociedade, criando pessoas que definem suas vidas pelo dinheiro que podem ou não ganhar. Materialista, gananciosa, interesseira, artificial, em que os seres humanos valem apenas pelas relações econômicas e as vantagens financeiras que podem trazer. Pensa-se no próximo como alguém “útil’ ou “não útil pelo seu poder de compra e venda’. E, antes que algum papagaio robotizado e repetidor venha falar a besteira habitual, empresário não cria emprego, a demanda é que faz isso. Se empresário puder ficar sem contratar, ele fará isso com prazer.
Ótima notícia. Mais uma ciclovia que vai dar mais segurança aos ciclistas.
Otima noticia! A cidade inteira deveria ter ciclovias e restricoes a veiculos. Os comerciantes que se adaptem
Temos uma rede cicloviária tímida. Em Nova Iorque, da qual copiamos arranha-céus, pq do Ibirapuera e tantas coisas boas (e ruins tb… rs), terá mais de 1000km de ciclofaixas/ciclovias. É importante ter ligações da V. Prudente no interior do bairro e com o centro e com o metrô. Isso dá condições para uma mobilidade urbana mais plural. Além disso, a rua é pública, tem de estar disponível para o transporte coletivo, além do que houve mais de 30 audiências públicas para discutir isso nos últimos anos, onde foi definido isso. E como cita a notícia, temos mais de 30 mil entregadores, inclusive dos apps. É segurança no trabalho para eles.
Faz uma ciclovia na avenida Bandeirantes
Faz uma ciclovia na avenida do oratório