A pedido da Prefeitura, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, dia 18, a antecipação de dois feriados municipais para esta semana. A Assembleia deve seguir o mesmo caminho, por sugestão do Governo do Estado, e antecipar um feriado estadual. É mais uma ação para tentar aumentar a adesão ao isolamento social e impedir o colapso do sistema de saúde.
O prefeito Bruno Covas (PSDB) informou que ainda vai assinar o decreto com os detalhes da medida, mas já confirmou nesta noite em sua conta no Instagram que a capital paulista terá feriados nesta quarta e quinta-feiras, dias 20 e 21, e ponto facultativo na sexta-feira, dia 22. “Teremos pelo menos cinco dias para que o índice de isolamento social esteja próximo ou ainda maior do que os 56% do último domingo”, escreveu Covas. “É um esforço muito importante para que nossos hospitais possam ganhar um pouco de fôlego e atender a todos que precisarem de tratamento”, completou.
Com a aprovação da Câmara foram antecipados os feriados de Corpus Christi, celebrado em 11 de junho, e da Consciência Negra, em 20 de novembro. Agora, os deputados estaduais votarão projeto semelhante que prevê a antecipação do feriado de 9 de julho, quando é comemorado o dia Dia da Revolução Constitucionalista, para a próxima segunda-feira, dia 25.
O governador João Doria (PDSB) informou que será feita uma recomendação para que outras prefeituras da Grande São Paulo antecipem seus feriados municipais para os dias 26 e 27 de maio
Depois do fracasso das duas últimas medidas emergências tentadas em São Paulo – o bloqueio do trânsito em algumas vias e o rodízio de veículos mais rigoroso – a antecipação dos feriados deve ser a última alternativa antes do chamado “lockdown”, confinamento imposto no qual as pessoas só podem sair na rua em caso de emergência.
Enquanto a populacao nao se conscientizar ..nao venceremos ……qualquer medida ..nao tera efeito desejado….segue um simples exemplo…morava em uma rua tranquila de transito intenso…..ate a pandemia…agora todos os finais de semana se transformaram em festa..invasao de pipeiros. ( plural)…que nao se intimidam com nada..se prostam na frente de sua residencia..com palavreado chule e suas super linhas que rasgam o.ceu ..produzindo um.zunido forte devido a sua extrema fragilidade…..permanecem ate o anoitecer…estou falando de criancas ….Nao ..sao homens com veiculo proprio..sao tao educados que saem de suas casas para ficarem na frente da sua ..quando anoitece pegam seus apetrechos entram no carro ..e vc fica com a decoracao nos fios e telhas quebradas ..devido a ansia e desespero de resgate de um bem extremamente precioso e indispensavel nesse momento …o pipa…