Desde o sábado, dia 7, a avenida Anhaia Mello, sentido Centro, está com novo trajeto entre as ruas Itamumbuca e Ibitirama. Três faixas do trecho foram interditadas para conclusão da construção da estação Vila Prudente da Linha 15 – Prata do monotrilho, que também contará com terminal de ônibus. Para comportar o tráfego foram abertas quatro novas pistas onde ficava o terreno utilizado como canteiro de obras do monotrilho. A alteração é definitiva, como informou a Folha em abril.
Os motoristas que passaram pelo trecho na segunda-feira, dia 9, afirmam que foram pegos de surpresa, mas a mudança agradou. “Passo aqui de segunda a sexta e não vi nenhuma faixa ou placa informando a alteração. Hoje (segunda) me deparei com o novo traçado. Aparentemente, parece que deu uma aliviada no trânsito, já que diminuiu o afunilamento no trecho”, comenta o vendedor Julio Cezar Argotti.
A alteração do trajeto da avenida também mudou o cruzamento da Anhaia Mello com a rua Ibitirama, que ficou mais longo e ganhou novo farol. “Por incrível que pareça ficou melhor para quem cruza a avenida e para quem segue por ela. Antes, como o tempo que o semáforo ficava aberto era pequeno e a Ibitirama está sempre congestionada, muitos motoristas acabavam bloqueando o cruzamento. Agora, com a pista da Anhaia Mello indo mais para a direita, ficou um espaço no canteiro central onde os motoristas que vêm da Ibitirama podem ficar parados quando o farol fica vermelho, sem fechar o cruzamento”, destaca a analista de sistemas, Naiara Nunes de Azevedo.
A estação Vila Prudente do monotrilho deve ficar pronta em janeiro, conforme prazo dado pelo Metrô para o início do funcionamento, em fase de testes, entre as paradas Vila Prudente e Oratório.
Atrasos
Em abril passado, a Folha publicou matéria exclusiva com o gerente da Linha 15-Prata, Paulo Sérgio Meca, e o chefe do Departamento de Obra Civil do empreendimento, José Arapoty Prochno. Na ocasião, os técnicos adiantaram sobre a mudança definitiva no trajeto da Anhaia Mello. Entretanto, a previsão é que a alteração ocorresse em maio. Cobrada sobre o atraso, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, responsável pelo monotrilho, destacou que o traçado seria substituído em junho, o que também não ocorreu. A novo prazo seria o final de julho ou começo de agosto, por conta do remanejamento dos postes e fios de energia elétrica. E mais um mês se passou até a mudança.
Nova interdição
Além da mudança de trajeto, no último dia 7 a Anhaia Mello sofreu a interdição de uma pista no sentido bairro, entre as ruas Ibitirama e Oliveira Gouveia, para obras de interligação à estação e para a execução do reforço da galeria de águas pluviais. A interdição tem previsão de 180 dias.