O serviço de troca de postes realizado pela empresa Conecta, terceirizada da AES Eletropaulo, voltou a causar indignação na região. Desta vez, quem sofreu com os transtornos foram os moradores e comerciantes da rua Ibitirama, no trecho entre a avenida Anhaia Mello e a rua Indaiá, na Vila Prudente. Por conta dos trabalhos, eles ficaram cerca de cinco horas sem energia elétrica na última terça-feira, dia 27, e tiveram os acessos aos imóveis bloqueados por caminhões e faixas de isolamento. Mas, o motivo maior da indignação foi a falta de aviso prévio.
“O que aconteceu é uma grande falta de respeito com nós, clientes da Eletropaulo. As equipes chegaram de repente, estacionaram em frente a minha loja, isolaram a minha entrada e a saída da garagem e desligaram a energia. Não tive nenhum tipo de aviso com antecedência. Isso gerou muito prejuízo, pois não consegui me programar. Meus carros estão parados e não posso fazer entrega. Os clientes também não podem estacionar na loja. O sistema de cartões não funciona, assim como a internet. Imagina o meu prejuízo”, contou o proprietário de uma das lojas, que se identificou como Glauco.
Outro que também se revoltou com a “surpresa” da Eletropaulo foi o comerciante do ramo de móveis, Hélio Astolpho, que está há 50 anos no local. “É um absurdo nos pegarem desprevenidos. A loja está totalmente escura. Como os clientes vão enxergar os produtos expostos? Como vou trabalhar sem internet? A obrigação deles seria nos comunicar antes”, declara Astolpho com indignação.
Idêntica situação aconteceu na rua José Zappi, também na Vila Prudente, em fevereiro. Na ocasião, a Eletropaulo alegou que tinha avisado previamente, mas os comerciantes rebateram que não foram comunicados.
A Folha entrou em contato com a AES Eletropaulo e questionou o motivo da falta de comunicação, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.