A falta de sincronia entre órgãos da Prefeitura é a responsável pelos atrasos na inauguração do Complexo Viário Padre Adelino, construído sobre a avenida Salim Farah Maluf, que ligará o Belém ao Tatuapé. A obra deveria ter sido entregue em março deste ano, embora em setembro do ano passado, durante visita ao viaduto, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que concentraria esforços para que a obra fosse inaugurada ainda em 2010, o que não foi cumprido.
O motivo do primeiro descumprimento este ano foi que a Prefeitura, mesmo com o viaduto concluído, não estava conseguindo desapropriar um terreno vizinho de 3 mil metros quadrados, onde estava prevista a construção de uma alça de acesso sentido o Belenzinho. Com o problema superado, agora, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) alega que o Complexo está pronto aguardando apenas a implantação do sistema de iluminação para ser aberto, o que ainda não tem data para ser finalizado.
Concluído em 2010, o viaduto de 122 metros de comprimento, 61 metros de altura e suspenso por 700 toneladas de aço sobre a avenida Salim Farah Maluf, está finalizado, segundo a Siurb, restando apenas terminar o processo de iluminação para ser entregue.
A Folha procurou o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), o qual informou que a iluminação do Complexo está dividida em dois projetos, um para o sistema viário, que deve estar concluído até o final de agosto e outro para o viaduto, que dará um destaque diferenciado na estrutura, sendo que este último não tem data prevista para início. O Ilume informou ainda que no sistema viário foram instalados 140 pontos que precisam passar por ajustes de manutenção, enquanto na ponte serão instaladas lâmpadas de LED´s. A Prefeitura pretende inaugurar a obra apenas com todas as etapas finalizadas.
Nesta semana a reportagem esteve no viaduto e, embora a Siurb tenha afirmado que concluiu seus trabalhos no local, um dos acessos ainda está bloqueado e passando por reparos, além de existir um canteiro de obras ativo próximo à rua Padre Adelino, inclusive com funcionários de empreiteiras contratadas.
O Complexo Viário, que engloba o imponente viaduto já finalizado, inclui ainda outros dois pontilhões, o Catinguá/Balém e o Pires do Rio, que foi ampliado. O objetivo é aumentar a capacidade da Radial Leste; facilitar o acesso às rodovias Fernão Dias e Dutra, Marginal Tietê e o porto de Santos, com a eliminação de semáforos na Salim Farah Maluf, além de permitir a ligação entre o Belenzinho e o Tatuapé sem a utilização da complicada Salim Farah Maluf. O custo total da obra é de R$ 114 milhões.
Sou morador do Tatuapé há anos e acredito que esta obra ajudará, e muito, o fluxo da região. Claro que com a quantidade de carros hoje na cidade é impossível dizer que será a nova “maravilha do mundo”, mas que eliminar três semáforos da Salim e permitir acessos do Tatuapé (tanto pela Silvio Romero quanto pela “radialzinha” é ótimo, não há como negar. Uma pena a demora, mas torço para que seja entregue o mais rápido póssível (quem sabe agosto?)…